jueves, febrero 02, 2017

A letra(dona)

Eu achava que você era sovina porque só havia me dado uma letra. Eu pedia, reivindicava mais. Chorava sem parar até me faltar o ar e sentir dor de cabeça. Dizia que você podia ter me dado outras coisas, que todas as mazelas da minha vida advinham da sua falta de generosidade, que eu ia morrer de tanta falta de amor.

Decidi me separar de você e das dívidas que você tinha comigo.

Com a única letra que você me deu,  escrevi passagens melancólicas, batalhas, conquistas, perdas, danos, chefias injustas - porque a vida é injusta mesmo - namoros, amigos, inimigos, paranoias, devaneios & afins, prazeres, dores.

Derivei dela, dessa mesma letra, uma criança teatral, encantadora, uma filha trabalhosa com problemas de contemporaneidade, uma namorada companheira, divertida, aventureira, uma estudante questionadora, uma aluna com rapidez de raciocínio, uma flautista que se aposentou aos vinte, uma estagiária envolvida, uma analisanda adorável, uma paciente teimosa, uma chefe tão terrível quanto as que teve, uma mulher amorosa, atenciosa, uma dona de casa exemplar - com toc de limpeza e organização como deve ser, você sabe, as bactérias na bucha da pia e o vinagre e o bicarbonato para manchas difíceis -, uma psicanalista despojada, uma professora de literatura habilidosa que odeia romantismo mas sofre disso, uma escritora inibida, uma visceral que não sabe fazer luto de seu pathos ou pelo menos se perdoar por isso, uma amiga que acorda as três da manhã com o celular e escuta você bêbada chorar a perda de um amor, uma pessoa que não sabe lidar com o desvio de olhar, outra pessoa que aprende a lidar com o desvio de olhar, uma histérica engajada com as causas sociais -naturalmente -, uma italiana abrutalhada, uma espanhola sedutora, uma brasileira inconformada com a ignorância de seus compatriotas, nostálgica da terra perdida, uma mosaicista em potencial para piscinas quebradas sem ninguém solicitar seus serviços, uma...

Enfim, alguém que aprendeu a fazer do limão, uma limonada. Tudo isso com a única letra que você me deu.

Obrigada.

No hay comentarios: