domingo, abril 09, 2017

Dos deslocamentos

Mudei de salão para o seu governo. Enjoei de pintar as longas conversas madeixas. Os fios brancos surgem obscenos e isso me garante algum efeito de maturidade responsável num mundo onde aparência de juventude é sinal de patetice. Minha geração não ajuda, é verdade. Depois, também, Vania oitodias casou e só vai ao salão quando quer. Faz o tipo de que casamento é emprego e deixa órfãs minhas sobrancelhas ao seu bel-prazer. Aqui na cidade, depois de algumas experiências grotescas, descobri um tesouro. Valeu à pena insistir. A manicure de nome Rosana, embora casada, diz pro marido que chegou mais uma cliente no salão e desce com a cabeleireira pra rua sete tomar um latão antes de ir embora. Ri e me ensina sobre saber faltar na relação pra apimentar a vida de casada: "Gata, homi não 'custi' (do verbo curtir) mulé que fica na cola". Ela é mineira e toda semana me manda um whatsapp "Gata bora marcá unha?". Na foto do perfil que dá a ver às suas clientes, ela faz uma pose sensual e coloca os seguintes dizeres: "Não inveje o meu sucesso. Corra atrás do seu". Rosana diz que não pensa em ter filhos. É feliz no casamento, o marido não amola. Diz isso com a maior cara de deboche do mundo. E ri. Ri muito. Sempre. Não reclama por ter muitas "crientes": "Gata eu dou é graças a Deus". Tão diferente de mim ela é. Ultima vez levei de presente uns esmaltes escandalosos importados que ganhei e que nunca vou usar. Esse presente foi de alguém que não tem muita intimidade comigo, naturalmente. Rosana se surpreendeu com meu gesto e respondeu amorosa: "arrasô, gatona, próxima vez, sombrancelha é por conta da casa". Ela é do tipo que reconhece a alteridade e é generosa também. Tão parecida comigo. Vania oitodias, que nunca me manda whatsapp, outro dia ressurgiu das cinzas, com um português correto, me chamando para um café no salão. E só. Não teve nada de gata, bora marcá unha. Acho que essa mudança se afina com a minha atualidade: tenho escolhido gente mais honesta, de papo reto, sem volta no mundo pra dizer o que pretende. Me culpo um pouco por me dirigir para caminho tão objetivo, direto, talvez, masculino. Mas logo me desfaço do pensatório e respondo de volta: "Bora, gatona, mesmo dia e horário, viu?". Ela responde que tá combinado, gata, com emoji de gatinha, bem literal, sentido denotativo ganhando a gama rosa com força. A vida é bem mais simples com Rosana.

No hay comentarios: